Leia e observe as informações do quadro abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.
Rui tem uma banca onde, todo sábado, vende diversas frutas na feira de sua cidade. Observe, na imagem abaixo, Rui em sua banca e, ao lado, uma caixa com cartões de descontos que ele sorteia aos seus clientes.
/img1_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Na sua primeira venda desse sábado, Rui vendeu 1 quilograma de maçãs e 1 dúzia de laranjas. Observe abaixo os preços de venda do quilograma de maçã e da dúzia de laranjas vendidos por Rui em sua banca.
/img2_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
Quantos reais, no total, Rui deve receber por essas vendas?
Rui deve receber por essas vendas um valor de:
[tex]= 1\ kg\ maçã\ +\ 1\ dúzia\ de\ laranja [tex]
[tex]= R \$\ 12,00 + R \$\ 9,90 [tex]
[tex]= R \$\ 21,90 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Ao final de um dia de trabalho, Rui observou que [tex]\frac{3}{5} [tex] das 65 caixas de frutas, que ele havia levado para a feira, foram vendidas.
Quantas caixas de frutas foram vendidas por Rui nesse dia?
A quantidade de caixas de frutas que foram vendidas por Rui nesse dia foi:
[tex]= \frac{3}{5} \cdot 65 [tex]
[tex]= \frac{3}{5\ ÷\ (\color{Red}{5})} \cdot [65\ ÷\ (\color{Red}{5})] [tex]
[tex]= \frac{3}{1} \cdot 13 [tex]
[tex]= 3 \cdot 13 [tex]
[tex]= 39 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Os cartões de descontos, que Rui sorteia para os clientes, são miniaturas da placa de divulgação que ele possui em sua banca. Esses cartões se diferenciam da placa apenas por um valor impresso. Observe um desses cartões abaixo.
/img3_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
Esse cartão de desconto possui o formato de qual quadrilátero?
Esse cartão de desconto possui o formato de qual quadrilátero denominado "retângulo"
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da
Um dos clientes de Rui comprou 1 quilograma de limão e 1 caixa de morango. Esse cliente utilizou uma nota de R$ 50,00 para fazer o pagamento dessa compra.
/img4_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
Quantos reais Rui precisa devolver de troco para esse cliente?
/img4_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
Rui precisa devolver de troco para esse cliente o valor de:
[tex]Troco = 50 - (6,50 + 10,20) [tex]
[tex]Troco = 50 - 16,70 [tex]
[tex]Troco = R \$\ 33,30 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Rui sorteia cartões de descontos para seus clientes. Para isso, ele coloca 20 cartões de mesmo formato em uma caixa, 15 deles equivalendo a um desconto de R$ 2,50, e 5 deles a um desconto de R$ 5,00. Joana é cliente de Rui, ela será a primeira pessoa a participar desse sorteio.
Qual é a probabilidade de Joana retirar dessa caixa um cartão equivalente a um desconto de R$ 5,00?
A probabilidade de Joana retirar dessa caixa um cartão equivalente a um desconto de R$ 5,00 é de:
[tex]P = \frac{Quant.\ de\ cartões\ de\ R \$\ 5,00}{Total\ de\ cartões} [tex]
[tex]P = \frac{5}{20} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia e observe as informações do quadro abaixo para responder às questões 06, 07, 08, 09 e 10.
Isabela está comemorando seu aniversário de 15 anos. Observe, na imagem abaixo, a mesa onde seus amigos e familiares estão reunidos para comemorar o aniversário dela.
/img5_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Na lista de convidados, Isabela observou que, das 180 pessoas que convidou, 88 eram adolescentes, 24 eram crianças e os demais eram adultos.
Quantos adultos havia nessa lista de convidados?
Primeiro encontrar a quantidade de pessoas que foram na festa (crianças + adolescentes):
[tex]= 88 + 24 [tex]
[tex]= 112\ pessoas [tex]
Agora, encontrar a quantidade de adultos que foram na festa:
[tex]= 180 - 112 [tex]
[tex]= 68\ adultos [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Isabela utilizou um molde para fazer cada peça triangular onde foi escrito: “Feliz aniversário”. Esse molde e as medidas de seus lados estão apresentados abaixo.
/img6_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
A classificação desse triângulo quanto à medida de seus lados é
Como esse triângulo tem dois lados iguais, logo ele é denominado de "TRIÂNGULO ISÓSCELES"
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Isabela encomendou um bolo de 16 quilogramas. A confeiteira observou que na receita do bolo escolhido pela aniversariante eram necessárias 4 colheres de manteiga para cada 2 quilogramas de bolo.
Quantas colheres de manteiga a confeiteira terá que utilizar para fazer o bolo encomendado por Isabela?
Como a receita utiliza a proporção de 4 colheres de manteira para cada 2 kg de bolo. Logo, em 16 kg de bolo serão necessárias:
[tex]4\ colheres\ de\ manteiga ----> 2kg\ de\ bolo [tex] (× 8)
[tex]32\ colheres\ de\ manteiga ----> 16kg\ de\ bolo [tex]
Logo, serão necessários 32 colheres de manteiga.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Isabela encomendou 1 900 salgados para essa comemoração. Desse total, [tex]\frac{2}{5}[tex] eram coxinhas. Quantas coxinhas foram encomendadas por Isabela?
A quantidade de coxinhas encomendadas por Isabela foi de:
[tex]= \frac{2}{5} \cdot 1\ 900 [tex]
[tex]= \frac{2}{5\ (÷\ \color{Red}{5})} \cdot 1\ 900\ (÷\ \color{Red}{5}) [tex]
[tex]= \frac{2}{1} \cdot 380 [tex]
[tex]= 2 \cdot 380 [tex]
[tex]= 720\ coxinhas [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Isabela confeccionou as caixas onde foram colocadas as lembrancinhas que serão distribuídas. Observe abaixo uma representação dessa caixa.
/img7_quiz22_Mat_6ano_EF.png)
Uma planificação desse sólido geométrico é
A planificação desse sólido geométrico é opção "A".
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Gabriel possui um pote com 30 figurinhas que se diferem apenas pela cor. Desse total, 12 são azuis e 18 são de cor cinza. Ao acaso, Gabriel vai retirar uma figurinha desse pote.
Qual é a probabilidade de Gabriel retirar uma figurinha de cor azul?
A probabilidade de Gabriel retirar uma figurinha de cor azul é de:
[tex]P = \frac{Quant.\ de\ figuras\ azuis}{Total\ de\ figurinhas} [tex]
[tex]P = \frac{12}{30} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe a expressão numérica apresentada abaixo.
[tex] 12 + 4 \cdot 3^{2} - 1 [tex]
O resultado dessa expressão numérica é
O resultado dessa expressão numérica é
[tex]= 12 + 4 \cdot 3^{2} - 1 [tex]
[tex]= 12 + 4 \cdot 9 - 1 [tex]
[tex]= 12 + 36 - 1 [tex]
[tex]= 48 - 1 [tex]
[tex]= 47[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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